Nacional

Viana do Castelo: «A música na Igreja» e «a responsabilidade do sacerdote» em destaque nas jornadas diocesanas de Liturgia

Agência Ecclesia
...
Foto: Diocese de Viana do Castelo
Foto: Diocese de Viana do Castelo

Iniciativa vai ter lugar em janeiro de 2018

Viana do Castelo, 14 dez 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo vai promover, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2018, um encontro sobre Pastoral Litúrgica dedicado à relação entre a música e a liturgia.

A iniciativa, que vai na sua 40.ª edição, terá como título ‘Dai graças ao Senhor com arte e com espírito’ e reunirá oradores como D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício para a Cultura; e D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda e presidente da Comissão Episcopal de Liturgia.

Também João Duque, teólogo e presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o padre Tiago Rodrigues, diretor do respetivo Serviço Diocesano de Pastoral Litúrgica, frisa que esta iniciativa é destinada “a todos os que desempenham um papel mais ativo na liturgia”.

D. Carlos Azevedo, bispo português e atual delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, no Vaticano, vai refletir sobre “a música na Igreja: desafio de inculturação na estética litúrgica pós-conciliar”.

O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal de Liturgia, irá abordar por sua vez “a responsabilidade do sacerdote na promoção da beleza da música na Liturgia – O canto do presidente na celebração”.

Quanto ao teólogo João Duque, presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, terá a cargo o tema “A Pastoral Juvenil e a Música Litúrgica”, sobre a relação dos jovens com a Liturgia.

Durante os dois dias desta jornada, que vai decorrer no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque (Viana do Castelo), serão abordados ainda vários outros temas envolvendo várias valências ligadas à Liturgia, desde os acólitos aos grupos corais e organistas, passando pelos catequistas e os ministros extraordinários da Comunhão.

A abertura e o encerramento das jornadas estarão a cargo do bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, que no dia 21 de janeiro às 16h45 irá marcar o fecho do evento com uma eucaristia que incluirá a nomeação de novos ministros extraordinários da Comunhão.  

A 40.ª jornada de Pastoral Litúrgica coincide com as comemorações dos 40 anos da criação da Diocese de Viana do Castelo, a 3 de novembro de 1977, através de uma bula do Papa Paulo VI.

As inscrições para este evento em Darque podem ser feitas junto dos sacerdotes de cada paróquia.

Mais informações podem ainda ser obtidas através do endereço de correio eletrónico liturgiaviana@gmail.com.

JCP

 



Diocese de Viana Liturgia