Nacional

Viana do Castelo: Exposição «Onde está o teu irmão? A Arte da Fraternidade» convida a «descobrir uma interrogação sagrada»

Agência Ecclesia
...
Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, Diocese de Viana do Castelo
Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, Diocese de Viana do Castelo

Patente até 28 de agosto nos Claustros de S. Domingos

Viana do Castelo, 05 ago 2016 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, Diocese de Viana do Castelo, promove a exposição de pintura e escultura ‘Onde está o teu irmão? A Arte da Fraternidade’, nos claustros do Convento de S. Domingos até 28 de agosto.

“Desejo que esta ‘Arte da Fraternidade’ te ajude a descobrir, no mais fundo de ti, uma interrogação sagrada. Lembra-te que a idade da história traz um rio dourado que corre no coração da Humanidade e murmura: ‘Onde está o teu irmão?’, escreve o pároco de Nossa Senhora de Monserrate aos visitantes.

No catálogo da exposição enviado à Agência ECCLESIA, o padre Vasco Gonçalves explica que a exposição pretende “promover o diálogo da arte com a fé” porque cruzam-se na “ténue fronteira onde começa o que de mais profundo e humano existe no Homem”

A Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate com a presente mostra propõe cumprir dois objetivos que estão no seu “coração” e começa pelo “abrir as portas” do Convento de São Domingos para todos os que passam pela “linda cidade” de Viana do Castelo “possam usufruir da sua beleza singular”.

O padre Vasco Gonçalves assinala que o segundo objetivo da exposição de pintura e escultura insere-se no Ano Santo da Misericórdia onde “todos” são “interpelados a encontrar Deus no rosto do irmão”.

“Onde está o teu irmão?”, é a pergunta de Deus a Caim e o pároco de Nossa Senhora de Monserrate sublinha que “não deixa de ser a interrogação que se esconde nas entranhas do Homem”.

Com o tema ‘Onde está o teu irmão? A Arte da Fraternidade’ são apresentados trabalhos de cinco artistas - Leonor Sousa; Jorge Marques; Carmen dos Santos; Jorge Braga e Luciano Duarte – que através da pintura e escultura “ajudam” a compreender que a fraternidade é “uma arte tal como a própria vida e exige uma aprendizagem”.

A exposição nos claustros do Convento de S. Domingos pode ser visitada todos os dias das 10h00 às 12h00 e da 14h30 às 18h00, até 28 de agosto.

CB



Diocese de Viana Igreja/Cultura