VigÃlia do Pentecostes em Leiria
D. António Marto presidiu à Vigília do Pentecostes, na Sé de Leiria, no Sábado, 30 de Maio. Uma oportunidade para o bispo de Leiria-Fátima exortou os leigos católicos a participarem activamente na comunicação do Evangelho de Cristo na sociedade actual. "É que - explicou - vocês estão e chegam aonde não é possível ao bispo e aos sacerdotes". D. António Marto apelou ainda aos fiéis presentes a reavivarem a chama da fé através da leitura orante da Palavra de Deus e a cuidarem da sua formação cristã, para estarem em condições de, sob o impulso do Espírito, darem as razões da própria esperança no nosso mundo difícil e em crise de confiança.
Nesta vigília, marcaram presença cerca de dezena e meia de movimentos, associações, grupos e novas comunidades que, com cânticos, gestos e preces, invocaram o Espírito Santo, para que venha "transformar o mundo, recriar a vida do homem e congregar o seu povo na justiça". Os fiéis presentes, sacerdotes, religiosos e leigos, ouviram ainda o testemunho pessoal de um homem que contou como encontrara Jesus Cristo e como isso mudou a sua vida. A partir de então, com a sua família, passou a dedicar-se totalmente ao serviço do Evangelho, integrado numa das actuais novas comunidades.
Esta actividade espiritual convidava os fiéis a irem ao "Coração da Fé movidos pelo Espírito Santo". No final, felizes e com entusiasmo, todos saíram para a rua sob o impulso a serem testemunhas de Jesus Cristo, espalhando a Boa-Nova com ardor e construindo a civilização do amor.
Diocese de Leiria-Fátima Apostolado dos Leigos