Viseu: Igreja viveu Dia da Diocese com ordenação de sacerdote

D. IlÃdio Leandro desafia novo padre a ser livre e «firme» no serviço a Deus e à Igreja
Viseu, 27 jun 2016 (Ecclesia) – A Igreja em Viseu celebrou o Dia da Diocese que foi “enriquecido” com a ordenação de um novo sacerdote e o bispo diocesano destacou o “sim” a Deus, perante o qual “todas as alternativas, distrações e opções” não são “essenciais”.
“Chamado à liberdade, não te deixes aprisionar por nenhum jugo da escravidão, mas permanece firme, no viver e no fazer crescer as imensas graças que o Senhor, no sacerdócio, te vai conceder”, disse D. Ilídio Leandro na Sé de Viseu ao padre Carlos Manuel Rodrigues.
Na homilia enviada à Agência ECCLESIA, o prelado destacou que o “sim” do novo sacerdote deixa “todas as alternativas, distrações e opções” que, mesmo sendo justas, “não são essenciais à missão” que se “compreende” na radicalidade, o sentido da liberdade, da verdade e da caridade.
As vestes sacerdotais foram colocadas no mais recente sacerdote da Igreja de Viseu pelo seu pároco, o padre Silvério, e o seu tio, o padre Manuel Clemente; já os pais apresentaram o cálice e a patena com os dons para a Eucaristia, informa a Diocese de Viseu no seu sítio na internet.
O último domingo de junho em Viseu, para além de ser marcado por ordenações sacerdotais é também o Dia da Diocese.
Na Sé, o prelado assinalou que a celebração da Comunidade Diocesana tem uma “particularidade muito própria” e o deste domingo foi “todo especial” e depois do Sínodo agora estão a “concretizar” as conclusões aprovadas, que integra o aprovado no plano do próximo Ano Pastoral.
Neste contexto, D. Ilídio Leandro adiantou que estão a “publicar-se” as Constituições para que se apresentem a toda a Diocese e possam “ter o fundamental para os próximos anos”.
O bispo de Viseu saudou todos os membros da Igreja Diocesana – leigos; sacerdotes; religiosos; diáconos; membros dos Institutos Seculares e outros consagrados – e assinalou que vão “valorizar” os 500 anos da catedral com uma grande Solenidade Jubilar, vivida dia 23 de julho.
Na homilia publicada também no sítio online da Diocese de Viseu, D. Ilídio Leandro dirigiu uma palavra a “todos” que na área da Igreja viseense “não partilham a mesma Fé” mas vivem “abertos à procura da verdade, do amor e do bem”.
Antes da Eucaristia, do Dia da Diocese destaca-se o concerto pedagógico centrado na obra de Lopes Morango, que no século XVII desempenhou o seu ministério na Catedral de Viseu, na igreja da Misericórdia.
CB/OC
Diocese de Viseu