Entre os dias 3 e 5 de Fevereiro realizou-se a Visita Pastoral de D. Maurílio de Gouveia à Paróquia de Cabeção.
Vinda da Imagem Peregrina
O primeiro acto da Visita aconteceu no dia 1 de Fevereiro, quando a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição foi trazida de Vila Viçosa por um grupo de paroquianos. Ao chegar à antiga estação dos caminhos de ferro de Cabeção, organizou-se um cortejo automóvel, que seguiu até perto da Vila de Cabeção. A procissão propriamente dita partiu da nova rotunda, por volta das 18,00 horas. Por ser véspera do dia de Nossa Senhora das Candeias, Padroeira da Paróquia, as ruas estavam iluminadas por grandes “luminárias” de azeite, que ardiam junto de cada casa e nas janelas. A procissão terminou na Igreja Paroquial com a bênção das crianças e das famílias.
Visita às Instituições
No dia 3, sexta-feira, o Senhor Arcebispo dedicou cerca de 30 minutos a cada uma das instituições que visitou: Lar da Eira do Quarto, Escola e Jardim de Infância, Clube, Junta de Freguesia, doentes em suas casas, Cooperativa, Rancho Folclórico, Centro de convívio de reformados e Misericórdia. A simpatia pessoal do Senhor Arcebispo e a alegria de quantos o receberam foram as notas dominantes deste intenso dia de visitas.
Dignas de nota especial são as pinturas do século XVIII postas a descoberto na Igreja da Misericórdia, com cenas bíblicas alusivas à história de José, que chegou a ser, como dizem algumas legendas, “VISO REY” do Egipto.
Encontro com os grupos da Comunidade
O sábado, dia 4, não foi de visitas mas de encontros do Senhor Arcebispo com os vários grupos da Comunidade: Irmãs do Coração de Maria, Conselho Pastoral Paroquial, Catequistas, Assembleias Familiares, Apostolado da Oração, Lar Paroquial, Acólitos, Crianças da catequese e candidatos ao Crisma. Cada grupo fez uma resenha muito rápida da respectiva história, número de membros e acção dentro da Comunidade. Foi uma forma simples e breve de dar ao Pastor da Arquidiocese uma visão geral da vida da Paróquia. O Pároco forneceu ao Senhor D. Maurílio alguns números interessantes: da participação na missa dominical desde 1991 a 2005, e dos Baptismos, Primeiras Comunhões, Casamentos e Óbitos nos últimos dez anos.
À noite, por volta das 21,00 horas, com a presença de muitas pessoas e de uma delegação da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, realizou-se a última procissão de velas, com saída da Igreja Paroquial, e passagem pelo Largo da República, Largo de Santo António, Largo do Ribeiro e regresso à Igreja. A Imagem foi transportada por grupos de jovens e mulheres casadas.
Desde a chegada da Imagem da Virgem até ao fim da vista, muitos foram os grupos de pessoas que, de manhã e de tarde, sentiram necessidade de vir junto da Mãe exprimir-lhe o seu amor e pedir-lhe, «a uma só voz: “Nossa Senhora, Rogai por nós”».
Eucaristia Solene
O domingo, dia 5, teve no centro a Eucaristia solene, celebrada às 11,30 horas, com participação activa da multidão que enchia por completo a Igreja Paroquial. Na homilia, partindo das leituras propostas pelo Leccionário Dominical, o Senhor Arcebispo salientou alguns aspectos da Visita Pastoral à luz da Palavra de Deus, manifestando a sua alegria por muito daquilo que lhe fora dado ver com os seus próprios olhos e experimentar com a sua sensibilidade de homem de fé. Ao mesmo tempo exortou os fiéis cristãos de Cabeção a cultivarem sempre mais a sua fé, a fim de saberem dar, a quem lhas pedir, as razões da sua esperança e do seu modo de viver e de seguir Jesus Cristo.
A assembleia no seu conjunto, bem como os leitores, os cantores e os acólitos que dela emergem cada domingo e em cada celebração para a servirem, criaram o ambiente de festa e de beleza que são mais visíveis e audíveis nestes dias excepcionais de Visita Pastoral, o que é compreensível.
Almoço, convívio e despedida do Senhor Arcebispo
Terminada a Eucaristia, ponto culminante da Visita do Pastor ao seu rebanho, seguiu-se um almoço aberto a toda a população que desejou participar. A abundância, a alegria e o apetite foram as notas mais salientes deste convívio.
Um grupo de jovens animou o ambiente de alegria e simplicidade.
O último momento foi de cultura popular. O “Grupo Cantares de Cabeção” a todos deliciou com o seu repertório de cânticos folclóricos, trajes a rigor, e instrumental típico. Foi a alma do povo de ontem e de hoje que por ali passou e deixou a sua frescura e a sua força. O Senhor Arcebispo foi convidado a juntar-se ao grupo de homens e não se fez rogado em aceitar.
Eram cerca das 15,30 horas quando o Senhor D. Maurílio regressou a Évora. Bem haja por aquilo que nos deixou: a fé, a alegria, a simplicidade e o encanto. Um outro grande e muito grato “bem haja” a todos os que contribuíram, de alguma forma, para o êxito desta Visita Pastoral, que vai ficar, certamente, na memória de muitos.
Pe. José Leão Cordeiro