Visitas do Espírito Santo evangelizam comunidades do Funchal
Os irmãos da Confraria do Santíssimo Sacramento com as suas opas vermelhas e as crianças denominadas de “saloias” percorrem os mais diversos sítios da Madeira e Porto Santo, efectuando as visitas do Divino Espírito Santo, uma actividade eclesial de grande significado.
As visitas pascais, também denominadas de visitas do Espírito Santo já começaram na paróquia da Camacha, no Domingo de Páscoa e na segunda-feira na sequência de uma antiga tradição.
Entretanto, em quase todas as paróquias da Diocese do Funchal essas visitas terão início no próximo Domingo. Nalgumas dessas paróquias o pároco acompanha os irmãos e as “saloias”, meninas com trajes regionais que interpretam cânticos tradicionais alusivos ao Espírito Santo, que efectuam as visitas e nas localidades mais populosas são elaborados grupos para deste modo toda a comunidade receber as insígnias do Divino Espírito Santo.
Estas visitas realizam-se após a celebração da missa dominical e consoante o número de residências de cada comunidade prolongam-se até à noite.
De um modo geral as pessoas recebem estas visitas que são um marco na vida dos católicos neste tempo pascal.
Sílvio Mendes
Diocese do Funchal









