Nacional

Voluntariado: Revisão da lei e atenção política para um setor que envolve um milhão de portugueses

Agência Ecclesia
...
Confederação Portuguesa de Voluntariado
Confederação Portuguesa de Voluntariado

II Congresso Português de Voluntariado decorreu em Lisboa com clarificação das atividades e do seu dinamismo na agenda

Lisboa, 27 out 2017 (Ecclesia) – Os voluntários em Portugal pedem uma revisão na lei para “maior proteção” e enquadramento das suas ações.

“Melhorar a definição, torná-la mais abrangente e proteger o voluntário de excessos e interpretações defeituosas das suas funções é o objetivo”, frisa o comunicado final do II Congresso Português de Voluntariado a que a Agência ECCLESIA teve acesso.

A organização do encontro dá conta de um milhão de voluntários em Portugal e de um registo de atividade superior ao milhão e quatrocentos mil.

A anotação das ações de voluntariado bem como dos voluntários poderá contribuir para “uma estatística mais rigorosa e comparativa que visa melhorar a visão do setor”, indica o comunicado final.

O voluntário é a pessoa que, de forma gratuita, “realiza atividades ao serviço de outrem e do bem comum”, podendo essas ações “ser de direção, de assessoria, de formação, de execução ou quaisquer outras”, apresenta a Confederação Portuguesa do Voluntariado, uma entidade que visa representar os voluntários de Portugal e as respetivas organizações, quaisquer que sejam os seus domínios de atividade e contribuir para a defesa dos respetivos direitos e interesses.

Esta reunião de associações disponibiliza “instrumentos de proteção e clarificação do papel do voluntário”, como é o caso da carta do voluntário que apresenta direitos e deveres, bem como “de um selo de voluntariado que certifica atividades de voluntários no nosso país”.

O Congresso apontou como “linha de intervenção” o estudo “rigoroso” do setor, “apurando estratégias de motivação e sustentação do voluntariado”.

Numa altura em que os incêndios que aconteceram em Portugal fizeram espoletar ações solidárias, a reflexão gerou “maior pressão sobre o governo” e os voluntários querem “tornar mais clara e dinâmica a atividade do voluntariado em Portugal”.

O II Congresso teve como tema «‘Voluntariado: Um mundo desafiante!’» e contou com uma centena de participantes que escutaram experiencias de diversos académicos, incluindo Estados Unidos e Inglaterra, organismos europeus e nacionais de juventude, no Centro Ismaili, em Lisboa.

LS



Voluntariado