Nacional

Voluntariado: «Serviço ao próximo» promovido nas escolas

Agência Ecclesia
...

Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade lançou desafio na abertura das Jornadas Missionárias, em Fátima

Lisboa, 17 set 2011 (Ecclesia) – O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) defendeu esta sexta-feira, em Fátima, a introdução nas escolas de uma disciplina dedicada ao voluntariado, para fomentar uma cultura de “serviço ao próximo”.

De acordo com o portal Fátima Missionária, o padre Lino Maia lançou este desafio durante a abertura das Jornadas Missionárias, iniciativa organizada pelas Obras Missionárias Pontifícias e que decorrer até domingo, na Igreja da Santíssima Trindade.

Indo ao encontro do tema do evento, “Voluntariado e Missão”, o sacerdote sublinhou que, atualmente, “73,6 por cento do apoio a crianças, jovens, idosos, deficientes, na área da saúde, educação e ação social é feito por instituições de voluntariado”.

Dessa percentagem, cerca de 40 por cento pertencem à Igreja Católica mas “há mais, criadas em paróquias, movidas pelo espírito cristão”.

Segundo o presidente da CNIS, no meio destes esforços, há uma grande carência de voluntários, “especialmente nas instituições com idosos”, desafiando os mais novos a “ajudá-los a viver”.

Por outro lado, lembrou o padre Lino Maia, “a pobreza está a aumentar” devido ao tempo de crise que Portugal atravessa e o voluntariado pode dar “um contributo muito forte” para a diminuição do problema.

Reconhecendo a importância dos responsáveis políticos no desenvolvimento de respostas sociais, o sacerdote salientou no entanto que “não se pode estar à espera que o Estado faça tudo”.

Diminuir o fosso entre aqueles que têm muito e os que não têm quase nada deve ser uma prioridade, algo que passa muito por uma maior “consciencialização” social.

“Não é consumindo tanto que nós respeitamos as pessoas”, exemplificou o também diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Caritativa do Porto.

JCP



Voluntariado missionário