Vaticano

«A Alegria do Amor»: Exortação pós-sinodal pede respeito por homossexuais, sem equiparar uniões de pessoas do mesmo sexo ao casamento

Agência Ecclesia
...

Papa Francisco manifesta-se contra «desconstrução jurídica da família»

Cidade do Vaticano, 08 abr 2016 (Ecclesia) – A nova exortação apostólica do Papa Francisco, que encerra as reflexões do Sínodo sobre a Família, apelou ao respeito pelos homossexuais e reforçou a oposição da Igreja à equiparação da uniões de pessoas do mesmo sexo ao casamento.

“As uniões de facto ou entre pessoas do mesmo sexo não podem ser simplisticamente equiparadas ao matrimónio. Nenhuma união precária ou fechada à transmissão da vida garante o futuro da sociedade”, refere o Papa, no documento ‘Amoris laetitia’ (A Alegria do Amor), divulgado hoje pelo Vaticano.

“Não existe fundamento algum para assimilar ou estabelecer analogias, nem sequer remotas, entre as uniões homossexuais e o desígnio de Deus sobre o matrimónio e a família”, acrescenta.

Francisco aponta o dedo ao que denomina como “uma desconstrução jurídica da família”, que tende a “adotar formas baseadas quase exclusivamente no paradigma da autonomia da vontade”.

“O Matrimónio supera qualquer moda passageira e persiste”, sustenta.

A exortação pós-sinodal dedica atenção às famílias que “vivem a experiência de ter no seu seio pessoas com tendência homossexual”, considerando que isso não é fácil “para os pais nem para os filhos”.

“Por isso desejo, antes de mais nada, reafirmar que cada pessoa, independentemente da própria orientação sexual, deve ser respeitada na sua dignidade e acolhida com respeito, procurando evitar qualquer sinal de discriminação injusta e particularmente toda a forma de agressão e violência”, escreve Francisco.

O Papa defende que a Igreja Católica deve assegurar a estas famílias “um respeitoso acompanhamento”.

A exortação retoma alertas deixados no relatório final da assembleia do Sínodo dos Bispos, em 2015, considerando “inaceitável” que existam “pressões” de organismos internacionais, condicionando a ajuda financeira aos países pobres à “introdução de leis que instituam o ‘matrimónio’ entre pessoas do mesmo sexo”.

OC



Família Igreja/Homossexualidade Papa Francisco Exortação pós-sinodal Amoris laetitia