A Sida é a maior ameaça para o continente africano «desde o tempo da escravatura», segundo o Jesuíta Michael Czerny, coordenador da Rede Jesuíta na África para a luta contra a doença, sediada em Nairobi, no Quénia.
Numa altura em que 17 mil participantes se encontram na 15ª Conferência Internacional sobre Sida, que decorre até amanhã na Tailândia, o religioso assegura que “a pobreza é uma causa e uma consequência da Sida”.
“A pobreza reduz a escolha e as capacidades das pessoas e é, obviamente, um enorme obstáculo, talvez o principal, ao acesso de cuidados e tratamentos”.
Este tema esteve em destaque ontem: a meta assumida pelas Nações Unidas de fazer chegar medicamentos a três milhões de pessoas até 2005 tem conhecido diversos obstáculos, sobretudo no que diz respeito à produção ou distribuição de genéricos. É bloqueada por diversas limitações de ordem burocrática.
“Muitas pessoas morrem de Sida em África por causa da pobreza”, acusa o Jesuíta.