Vaticano

Abel Ferrara aborda os Evangelhos

Francisco Perestrello
...

Conhecido pelas suas obras densas e, em geral, de elevada violência, Abel Ferrara muda subitamente de percurso ao realizar "Maria Madalena", um filme sobre a fé. Ao longo da narrativa temos um filme dentro do filme, ou seja, assistimos à produção de uma obra sobre a Vida de Cristo e, posteriormente, às consequências da sua estreia. Por ocasião desta, são muitos os protestos públicos consequentes da linha seguida não ser totalmente subordinada aos ensinamentos da Igreja. E vemos então o aproveitamento para um reforço comercial por tais manifestações, como já vimos acontecer na realidade. De uma forma muito eficiente as sequências do filme produzido, com a sua acção nos tempos históricos, cruzam-se com situações contemporâneas ocorridas nos mesmos locais, bem como com outros no centro de Nova Iorque, sem que nunca haja um desequilíbrio de acção. Os textos apócrifos são discutidos e cruzados com os Quatro Evangelhos, pondo-se sobretudo em realce a importância da Fé, que está acima das discussões de cada situação, de cada acontecimento e da forma como foi descrito. O confronto psicológico entre um jornalista de televisão, o realizador do filme e, sobretudo, a actriz principal que se recusa a regressar da Palestina, é o motivo principal para que a obra se desenvolva mais no sentido filosófico que no religioso, sem prejuízo do cuidado posto no tratamento deste último. A concretização do filme e a credibilidade que se imprime à luta de consciência do jornalista, inicialmente agnóstico mas assaltado por crescentes dúvidas quanto ao sentido da fé, deve-se muito ao trabalho do actor Forest Whitaker, com um excelente contraponto em Juliette Binoche, actriz que se mantém em plena forma. A qualidade do filme, sobretudo na segurança da realização, é um factor fundamental para que o resultado seja inteiramente atingido e transmitidas aos espectadores as ideias de Abel Ferrara, sendo algumas delas passíveis de um debate enriquecedor. Francisco Perestrello


Cinema