O director da Rádio Ecclesia, padre Maurício Kamutu, acredita que a visita do Papa a Angola vai ajudar a desbloquear as emissões da emissora católica angolana para todo o país.
A Rádio Ecclesia, a emitir actualmente apenas para Luanda, de acordo com a lei em vigor, aguarda há 10 anos que o Governo permita a cobertura nacional.
Em declarações à Lusa, o padre Maurício Kamutu, informou a Rádio Ecclesia apresenta já neste momento um prejuízo superior a três milhões de dólares (2,3 milhões de euros ao câmbio actual) em material nas províncias que se está a degradar por falta de uso.
“Os nossos técnicos que foram enviados para fazer a vistoria do material constataram que há muito material que já não serve”, disse o director da emissora, acrescentando que, caso seja autorizada a extensão do sinal, será necessário adquirir novos equipamentos.
Maurício Kamutu acredita que a situação possa resolver-se com a visita, de 20 a 23 deste mês, de Bento XVI a Angola, salientando que é necessário haver “boa vontade e aceitação da rádio”.
A informação é uma das apostas da Ecclesia e, os seus microfones são frequentemente abertos à oposição política e às organizações da sociedade civil, sendo também comum a denúncia de situações que envolvem injustiça social.
Redacção/Lusa