O arcebispo de San Salvador, D. Fernando Sáenz Lacalle, fez um apelo para que os católicos do país “rezem muito” pelas tropas salvadorenhas que se encontram no Iraque e pediu que eles completem a sua missão de paz.
O prelado referiu que é necessário “rezar muito para que não lhes aconteça nada, que façam um bom trabalho e isso ajude à consolidação da incipiente democracia no Iraque”.
El Salvador irá enviar um terceiro contingente de 380 soldados salvadorenhos ao Iraque, que formarão o batalhão Cuscatlán III e irão substituir outro grupo semelhante que está estabelecido na cidade de Najaf, desde Fevereiro passado. Nessa missão, um soldado morreu em Abril e mais cinco ficaram feridos.
“É preciso saber compaginar o risco que supõe enviar soldados a uma nação em que há tanta violência e terrorismo, e, por outro lado, a ajuda que indubitavelmente se pode realizar”, apontou o prelado.
O batalhão Cuscatlán III deverá viajar para o Iraque na primeira semana de Agosto e terá o seu centro de operações na cidade de Diwaniya.