O Arcebispo de Bagdad, D. Jean Sleiman pediu ao novo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a protecção dos direitos das minorias no Iraque como uma prioridade. “É muito importante que os Estados Unidos ajudem a defender os direitos das minorias no Iraque. É necessário pressionar o governo iraquiano para que respeite as necessidades não apenas dos cristãos, mas de todas as minorias”, declarou o prelado de origem libanesa.
“Espero que os Estados Unidos encorajem o Iraque a melhorar e a tornar-se num país onde seja garantida a certeza do direito e onde a igualdade e os direitos humanos estejam no centro do seu ordenamento constitucional”, acrescentou o arcebispo de Bagdad.
D. Sleiman explicou ainda que no Iraque não se esperam mudanças significativas com a nova presidência americana. “Não percebo o entusiasmo por Obama”, revelou. “O povo iraquiano pensa que a troca de Presidente nos Estados Unidos não vai trazer nenhuma mudança na estratégia, apenas uma mudança de estilo. O povo não sabe o que esperar de Obama. A sua figura carismática e a sua vitória impressionaram a todos, mas agora esperam para ver qual será a evolução da situação”.
Com Rádio Vaticano