Argentina: Papa apela à «justiça e caridade» para com os «mais pobres e necessitados»

Francisco escreveu à Igreja Católica do seu paÃs natal, mergulhado numa nova crise económica
Argentina: Papa apela à «justiça e caridade» para com os «mais pobres e necessitados»
Francisco escreveu à Igreja Católica do seu país natal, que atravessa uma nova crise económica
Cidade do Vaticano, 24 jun 2016 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem ao presidente da Conferência Episcopal da Argentina, onde se solidariza com os problemas sociais e económicos que o seu país natal atravessa.
“Conheço as dificuldades que estão a viver”, escreve Francisco numa carta dirigida a D. José Maria Arancedo, onde assegura também a sua “proximidade” ao povo argentino e recorda os “mais pobres e necessitados”, que devem ser alvo de maior “justiça e caridade»
A mensagem foi dirigida à Igreja Católica na Argentina no contexto do Congresso Eucarístico que decorreu recentemente naquele país, entre os dias 16 e 19 de junho.
Um evento que coincidiu com a celebração dos 200 anos da independência do país das pampas.
Fazendo votos de que o congresso tenha servido para “fortalecer a fé” das comunidades, no sentido de fazer frente às “adversidades”, Francisco cita ainda as palavras de um padre que o inspirou, Gabriel del Rosario Brochero (1840-1914).
Este sacerdote, conhecido como o ‘Cura Brochero’, percorreu a Argentina numa mula para levar a mensagem do Evangelho no século XIX, e que vai ser canonizado no dia 16 de outobro no Vaticano.
“A graça de Deus é como a chuva que molha todos”, frisa o Papa argentino, acrescentando que basta às pessoas “aproximarem-se, não terem medo e deixarem-se contagiar pelo imenso amor de Deus”.
Francisco conclui a sua mensagem pedindo aos argentinos para que não se esqueçam de rezar por ele.
JCP
América Papa Francisco