Desde hoje até ao dia 7 de Março, os presidentes das Conferências Episcopais do sudeste da Europa realizam uma peregrinação à Turquia, sob o lema “Identidade cristã num mundo multicultural e multi-étnico”.
A iniciativa, na sua nona edição, é promovida pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), por ocasião do Ano Paulino. A partir do modelo do Apóstolo Paulo, que dois mil anos atrás pregava num contexto multicultural e pluri-religioso, os participantes debaterão sobre a identidade cristã hoje, naquela região européia.
Os trabalhos do Encontro começam em Iskenderum, região de Anatólia, e serão abertos por D. Luigi Padovese, presidente da Conferência Episcopal turca, que ilustrará a situação do cristianismo e da Igreja Católica na Turquia.
A conclusão em Istambul, dia 7, será marcada pela celebração da Missa, presidida pelo Cardeal Péter Erdö, Primaz da Hungria e Presidente da CCEE, na Catedral da cidade.
A peregrinação prevê também etapas em Antioquia, meta de três expedições de Paulo; Seleucia, o antigo porto onde Paulo desembarcou em 43; e naturalmente, Tarso, cidade natal do apóstolo.
Ainda no dia 7, os presidentes das Conferências Episcopais serão recebidos pelo Patriarca Ecuménico Bartolomeu I, e participarão numa celebração Vésperas ortodoxa.
O grupo terá representantes de 8 Conferências Episcopais: Albânia, Bósnia e Herzegóvina, Bulgária, Grécia, Moldávia, Romênia, a Conferência Episcopal internacional Santos Cirilo e Metódio, e a Turquia.
Além do presidente da CCEE, participarão também o Cardeal Josip Bozanić, vice-presidente, e o Observador permanente da Santa Sé no Conselho da Europa, D. Aldo Giordano.