A presidência da Comissão de Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (COMECE) renovou o seu pedido de mencionar o cristianismo no preâmbulo da futura constituição da União Europeia (UE) nestes momentos decisivos para sua aprovação final. O pedido aparece em uma carta do presidente e dos vice-presidente deste organismo e é dirigida a Silvio Berlusconi, primeiro-ministro da Itália, país que detém a presidência da UE.
A decisão de enviar esta carta foi tomada numa reunião, 19 de Setembro, em Bruxelas, da qual participaram o presidente da COMECE, Dom Josef Homeyer, bispo de Hildesheim (Alemanha), e os dois vice-presidentes: Dom Adrianus van Luyn, bispo de Rotterdam (Países Baixos), e Dom Hippolyte Simon, arcebispo de Clermont (França).
Segundo os três prelados, a menção do cristianismo no preâmbulo daria na Constituição “expressão concreta ao que muitos cidadãos reconhecem como a fonte dos valores nos quais se fundamenta o projecto europeu”.
Berlusconi inaugurará, em Roma, a 4 de Outubro, a Conferência Intergovernamental que deverá aprovar o Tratado Constitucional para a UE.