A prioridade de “Caritas Internationalis” no Iraque após as recentes eleições centra-se a partir de agora na atenção ao sector da saúde e da alimentação, pois são as áreas “onde possui maior experiência”.
Esta foi a conclusão a que se chegou na reunião celebrada recentemente em Roma entre todas as Cáritas do mundo que apoiam o trabalho de Cáritas Iraque, na qual se avaliou o trabalho desenvolvido pela organização no pós-guerra.
“A Cáritas Iraque estima que já terão sido atendidos mais de um milhão de iraquianos após o período bélico, sobretudo através de seus programas de prevenção e luta contra a desnutrição infantil, de assistência à saúde e de reconstrução dos sistemas de água potável”, referem fontes do organismo.
Segundo se assinala no plano debatido na reunião de Roma, a Cáritas Iraque, em estreita cooperação com as autoridades de saúde do país e as agências de Nações Unidas, “pode desempenhar um importante papel na reconstrução de um sistema nacional de saúde, agora praticamente inexistente”.
O plano de trabalho 2005-2006 desenhado por Cáritas Iraque tem um custo estimado de 2,8 milhões de dólares.
Mais informação em www.caritas.org