Cartão de crédito nas igrejas da Costa Rica
Os católicos costa-riquenhos vão ter de deixar de lado a desculpa de “não ter trocado” para se eximir da esmola na igreja: um projecto-piloto prevê o uso de cartões de crédito e de débito para dar prova da sua solidariedade concreta.
Um porta-voz da Diocese de São José confirmou que o projecto, com a colaboração do sistema bancário, estará pronto em Setembro, embora ainda em testes nos primeiros seis meses.
Inicialmente, somente 13 das 110 paróquias da província poderão utilizar o novo método. A extensão às outras igrejas dependerá da resposta dos fiéis ao sistema electrónico. Naturalmente, a Igreja vai manter as tradicionais caixas e sacolas para a colecta, durante as missas.
Em entrevista ao jornal «La Nación», o ecónomo da Diocese de São José, Marvin Benavides, explicou que o objectivo desta medida é oferecer aos fiéis novas opções de pagamento, de acordo com as suas preferências. “Muitas pessoas não gostam de sair de casa com dinheiro e utilizam apenas cartões; por isso, decidimos abrir esta alternativa”, disse.
América