Estatísticas das viagens apostólicas do Papa João Paulo II
Por cem vezes João Paulo II quis ser Papa junto dos católicos de todo o mundo. Ao chegar à Croácia, completou a sua centésima viagem apostólica.
Ao número cem, juntam-se muitos outros que fazem das estatísticas destas viagens dados reveladores do sucesso desta forma de levar por diante um dos pontificados mais longos da História. O Papa Karol Wojtyla visitou um total de 129 países e 614 localidades (cidades ou povoações). Foram 201 os aeroportos que acolheram João Paulo II, muitos deles por mais do que uma vez. O país mais visitado foi à Polónia: 8 vezes. Depois, os Estados Unidos, aonde se deslocou 7 vezes. João Paulo II foi 6 vezes a França, 5 ao México e a Espanha, 4 ao Brasil e 3 a Portugal. Na Áustria, Canadá, Costa do Marfim, Alemanha, Guatemala, Quênia, República Checa, República Dominicana, Suíça esteve também por 3 vezes.
No total, percorreu 1.160.113 quilómetros, ou seja, mais de três vezes a distância que separa a Terra da Lua. A viagem mais longa foi ao longínquo Oriente e Oceania, de Bangladesh a Seychelles, passando por Singapura, Fiji, Nova Zelândia, Austrália, entre Novembro e Dezembro de 1986. Depois, a viagem realizada ao Uruguai, Chile e Argentina, em Março de 1987, que durou 13 dias e 4 horas. A viagem mais breve foi à República de São Marino: cinco horas.
Quando chegou da sua centésima viagem, nesta segunda-feira, João Paulo II completou 8.972 dias de pontificado. Desses 575 foram passados em deslocações apostólicas.