Vaticano

Consistório 2015: Papa agradece a países que enviaram delegações oficiais

Agência Ecclesia
...

Francisco pediu salva de palmas para os novos cardeais

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 15 fev 2015 (Ecclesia) – O Papa agradeceu hoje aos peregrinos que acompanharam os novos cardeais e aos países que enviaram delegações oficiais para a cerimónia de criação cardinalícia, como foi o caso de Portugal.

“Saúdo-vos a todos, romanos e peregrinos, em particular aos que vieram por ocasião do consistório para acompanhar os novos cardeais, e agradeço aos países que quiseram estar presentes neste evento com delegações oficiais”, disse, após a recitação da oração do ângelus, perante dezenas milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.

O Papa pediu depois uma "salva de palmas" para os novos cardeais, o que foi correspondido pela multidão durante alguns segundos.

Francisco cumprimentou depois um grupo de estudantes portugueses de Campo (Valongo) e do Porto, antes de despedir-se com os tradicionais votos de “bom domingo” e “bom almoço”.

O vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, liderou a delegação nacional que acompanhou o consistório em que foi criado cardeal o patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

A comitiva do governo integrou ainda o ministro de Estado e dos negócios estrangeiros, Rui Machete, e o secretário de Estado da cultura, Jorge Barreto Xavier.

Outros nove países fizeram-se representar na Basílica de São Pedro com delegações oficiais, incluindo Cabo Verde, através do seu primeiro-ministro, José Maria Pereira Neves.

O rei de Tonga e o presidente do Panamá foram os chefes de Estado presentes, a que se somaram representantes de Espanha, França, Itália, Argentina, Mianmar e Uruguai.

O Papa cumprimentou as delegações no final da celebração de sábado, no interior da Basílica de São Pedro.

OC