Foi publicado ontem (30 de Março) o Documento de Trabalho que guiará os bispos-delegados na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que Bento XVI inaugurará em 13 de Maio, em Aparecida (Brasil).
O documento é o resultado de um trabalho de síntese e de contribuições das Conferências Episcopais e outras realidades eclesiais enviadas como resposta ao «Documento de Participação» e as «Fichas» de trabalho, material distribuído pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).
O documento, como explica o secretário-geral da Conferência, D. Andrés Stanovnik OFMCap, na «Apresentação», realizou-se com as contribuições de 21 Conferências Episcopais da região, dos Departamentos do CELAM, de alguns dicastérios romanos, de organismos e eventos continentais. «No total - revela - chegaram mais de 2.400 páginas com valiosos contributos que enriqueceram a reflexão»
As contribuições recebidas foram classificadas tematicamente pela equipa do CELAM. O documento tem por título «Síntese das contribuições recebidas para a Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano».
A «Síntese» consta de uma introdução, três capítulos gerais e as conclusões. «A introdução explica o grande caminho empreendido na América desde a chegada da fé, que a converteu no “continente da esperança”, e que conseguiu com a sua singular originalidade enriquecer grandemente o caminho da igreja universal», explica uma nota de imprensa emitida pela página oficial da Conferência.
O primeiro capítulo, «Olhamos nossos Povos à luz do Projecto do Pai», «expressa o amor de Deus pelo povo latino-americano, um amor que, apesar da sua imensidão, desvirtuou-se pelo pecado do homem», indica o comunicado.
O segundo capítulo, «Jesus Cristo, fonte de vida digna e plena», «expressa a importância de Jesus que revela o Reino de seu Pai e o Mistério Pascal, fonte de vida nova».
O documento pode ser lido no site www.celam.info