A Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, conhecidos como Dehonianos, celebra amanhã, 26 de Novembro, o primeiro “Dia da Memória Dehoniana”, data instituída em Maio deste ano para promover o conhecimento, a divulgação e a celebração dos mártires dehonianos e das figuras significativas na história da Congregação.
Na carta que envia à Congregação, o Superior Geral, Pe. José Ornelas Carvalho, lembra “dois acontecimentos especiais: a aprovação do processo de beatificação do nosso Fundador e os 40 anos do martírio dos nossos missionários no Congo”.
“São 28 religiosos que, em 1964, durante a revolução dos Simba, deram a vida por amor da evangelização. As mortes aconteceram no mês de Novembro: do dia 3 ao dia 27. No dia 26, foi morto o bispo de Wamba, D. Joseph Albert Wittebols scj, juntamente com outros 6 missionários”, recorda.
Entre as figuras que são recordadas este ano estão vítimas do Nazismo, como o Pe. Franz Loh e o Pe. Kristiaan Hubertus Muermans, na Alemanha, ou o Pe. Wampach E P. Stoffels, e vários missionários martirizados em terras de missão como a Indonésia, Camarões ou o Congo. Além destes, recorda-se ainda o Beato Juan María de la Cruz, vítima da perseguição religiosa durante a Guerra Civil espanhola.