Vaticano

Dois Continentes em encontro

Octávio Carmo
...

Simpósio dos Bispos da Ãfrica e da Europa

“Comunhão e solidariedade entre Ãfrica e Europa†é o tema do encontro convocado pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e o Simpósio das Conferências Episcopais de Ãfrica e Madagáscar (SCEAM) que hoje arranca em Roma. Esta é a segunda vez na história em que as Igrejas na Ãfrica e na Europa vão promover até ao próximo dia 13 um Simpósio, com o objectivo de debater sobre a contribuição da Igreja na solidariedade entre os dois continentes. Depois de em Fevereiro de 2003 se terem reunido em Lisboa, para o colóquio "A Ãfrica e a União Europeia: Parceiros na solidariedadeâ€, Bispos de 30 países europeus e 32 nações africanas estarão presentes no Simpósio, juntamente com delegados de organizações de solidariedade, representantes de 7 Dicastérios da Santa Sé e de organismos eclesiais da Ãsia e América. De acordo com os promotores do encontro, o alargamento da UE constitui um momento privilegiado para a construção de uma nova Europa, “onde não há espaço para a xenofobia, marginalização ou o desesperoâ€. Os Bispos africanos trazem como preocupação a situação de pobreza em que vive quase metade da população do seu continente. “Todos os dias milhares de jovens africanos arriscam a vida ao tentar chegar à Europa e a situação de conflito impede um desenvolvimento duradouroâ€, refere o SCEAM. Apesar da diversidade de situações nos dois continentes, o encontro pretende ser “um momento para aprofundar, como Bispos, a responsabilidade comum e a troca de dons entre as Igrejasâ€.


Ãfrica