A comunidade romana de Santo Egídio e a Arquidiocese de Milão estão a organizar o XVIII Encontro Internacional de Oração pela Paz, que, este ano, terá como tema “Religiões e culturas: a coragem de um novo humanismo”.
O evento será inaugurado oficialmente, no próximo 5 de Setembro, em Milão, pelos Cardeais Dionigi Tettamanzi, Arcebispo de Milão, e Camilo Ruini, Vigário do Papa para a diocese de Roma e Presidente da Conferência Episcopal Italiana.
A comunidade Santo Egídio elegeu, pela segunda vez, a cidade de Milão para o encontro anual, definido como “o encontro mais significativo entre os líderes das grandes religiões e os representantes da cultura e da sociedade”.
Serão três dias de encontro, com 36 mesas-redondas internacionais, das quais participarão 350 homens e mulheres, que debaterão sobre “democracia, diálogo entre as civilizações, luta contra a pobreza, bioética e Sida”, entre muitos outros temas.
Mais de 60 países estarão representados neste encontro, que contará com a presença do Rabino-chefe de Jerusalém, Yona Metger, e do representante da presidência dos Emirados Árabes Unidos, Ibrahim Ezzedine. O evento contará, além disso, com a presença de doze cardeais e patriarcas, entre os quais o Cardeal Walter Kasper, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.