Segundo D. Yohannon Kallor, Bispo de Marthandom, em Tamil Nadu (sudoeste indiano) um enorme desejo de ajudar os mais desfavorecidos na sociedade indiana está a unir líderes de várias crenças com o objectivo comum de acabar com as desigualdades.
Numa entrevista recente à Ajuda à Igreja que Sofre, o prelado indiano explicou que cristãos, hindus e muçulmanos estão a trabalhar em conjunto na luta contra a pobreza e contra os baixos níveis de formação.
“A relação entre as crenças é tão grande, que é maravilhoso”, exclamou o bispo. “Hindus e muçulmanos regularmente participam em eventos organizados pela Igreja Católica e vice-versa”. A Igreja está a trabalhar para espalhar a Boa-Nova e para trazer de volta os irmãos cristãos que se separaram da Igreja mãe, mas também queremos ajudar a sociedade”, salientou D. Kalloor, cuja diocese segue o rito católico Malankar.
Enquanto que algumas regiões urbanas da Índia gozaram de um crescimento económico em anos recentes, os milhões que vivem nas áreas rurais permanecem analfabetos, em pobreza extrema e em risco de doença. Ao ajudar as pessoas de todas as crenças a serem auto-suficientes e possibilitando a educação, quer de crianças, quer de adultos, a Igreja Católica tomou a dianteira no desenvolvimento de melhores oportunidades, afirmou D. Kalloor.
A diocese dirige um colégio, reconhecido pelo governo, que providenciou educação gratuita para cerca de mil jovens nos cinco anos da sua existência. O bispo explicou que a Igreja também dirige uma enfermaria, centros de serviço social, grupos de auto ajuda e cursos de espiritualidade para jovens católicos e catequistas, especialmente mulheres.
Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre