Os EUA indiciaram dois brasileiros pelo assassinato da Ir. Dorothy Stang, missionária norte-americana das Irmãs de Notre Dame, segundo informou o Departamento de Justiça.
Os dois acusados pelo crime cometido a 12 de Fevereiro passado são Rayfran das Neves Sales, de 28 anos, e Clodoaldo Carlos Batista, de 30. Eles também foram denunciados no Brasil pelo assassinato e estão sob custódia das autoridades desde Fevereiro.
“O grande júri federal do distrito de Columbia acusa os dois homens de conspiração para cometer homicídio fora do território americano; homicídio de uma cidadã americana fora dos Estados Unidos, e porte e uso de arma de fogo para cometer um crime violento”, afirmou o Departamento de Justiça dos EUA.
“O assassinato da Irmã Stang foi uma perda trágica para o Brasil, para os Estados Unidos e para toda a humanidade. Não descansaremos até que todos os que participaram nesse crime brutal e cobarde sejam punidos pela justiça”, declarou o promotor americano Kenneth Wainstein, do distrito de Columbia.
A Irmã Dorothy trabalhou no Brasil mais de 30 anos. Actuava junto de trabalhadores rurais, defendia o desenvolvimento sustentável de pequenas comunidades da Amazónia e a reforma agrária, motivos pelos quais sofria as ameaças que culminaram no assassinato.