FEC continua a apostar em mais e melhor educação na Guiné-Bissau FEC 08 de Outubro de 2008, às 15:27 ... Conhecida na Guiné-Bissau por actuar na área da educação nas regiões mais inacessÃveis, onde as necessidades são maiores, a Fundação Evangelização e Culturas (FEC) desenvolve desde Janeiro de 2001 (primeiro pelo Projecto de Apoio à Educação no Interior da Guiné-Bissau e mais recentemente através do Projecto + Escola) um conjunto de iniciativas que visam melhorar as condições de ensino das populações que menos possibilidades têm para dar corpo à s suas ambições de desenvolvimento. Com base na experiência acumulada, no conjunto de colaborações institucionais e envolvimento do seu público-alvo, a equipa técnica da FEC preparou durante o mês de Setembro mais um ano de intervenção na Guiné-Bissau. Assim, partem esta semana sete técnicos formadores portugueses que se juntam a dois membros guineenses, uma equipa de nove elementos que vai dar continuidade ao projecto +Escola ao longo do presente ano lectivo. Vão trabalhar sobretudo nas regiões de Bissau, Bafatá, Cacheu, QuÃnara e Tombali. A sua intervenção centra-se em acções de formação de professores do ensino básico, primeiro ciclo, lÃngua portuguesa e ciências integradas. Vão igualmente organizar actividades com directores e sub-directores de escolas, lÃderes de comunidades e associações, sobretudo na área da administração e gestão escolar. Pelos resultados alcançados ao longo do tempo, a importância do trabalho da FEC na Guiné-Bissau tem sido destacada não só pelo conjunto de parceiros associados – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), Ministério da Educação Nacional e do Ensino Superior da Guiné, Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação da Guiné-Bissau (INDE), Plan Guiné-Bissau, Comissão Inter-diocesana de Educação e Ensino da Guiné-Bissau, Diocese de Bafatá e tantas outras instituições locais, nacionais e internacionais – mas principalmente pelo público-alvo que beneficia da formação, do acompanhamento, do apetrechamento de escolas, da reabilitação de infra-estruturais ou do impulso dado a estruturas sustentáveis sem as quais o progresso dificilmente poderá chegar a regiões remotas. São exemplo paradigmático a Rádio de Sol Mansi, que hoje já emite para todo o paÃs ou os Centros de Desenvolvimento Educativo (CDE) que a FEC tem promovido em Canchungo, Calequisse, Caió, Mansoa, Bambadinca e Bafatá. Apesar dos Ãndices de desenvolvimento naquele paÃs se manterem bastante baixos, a verdade é que nos últimos anos foi garantido um conjunto de infra-estruturas rodoviárias que facilitam o acesso de um crescente número de organizações a algumas das regiões do interior. Justifica-se, por isso, que a FEC, mantendo a fidelidade à sua lógica de intervenção, procure responder à s necessidades da população, pela inovação, nomeadamente junto de populações mais isoladas, disseminando boas práticas e instrumentos de trabalho experimentados durante o projecto + Escola, identificando públicos-alvo mais focalizados e novas áreas de actuação. A meta da Educação para Todos, estabelecida no Fórum Mundial sobre Educação em Dakar em 2000 é um compromisso internacional na luta contra a pobreza e considerado como um elemento central na conquista da cidadania. Alcançar o ensino primário universal é igualmente um dos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio a ser alcançado até 2015. Fundação Evangelização e Culturas Guiné-Bissau Share on Facebook Share on Twitter Share on Google+ ...