Filipinas: novo ataque à catedral de Johor deixa autoridades em alerta
Após os ataques da véspera da noite do ano novo, uma nova explosão aconteceu na Catedral de Nossa Senhora do Monte Carmelo, na ilha de Mindanao, Filipinas, informou a agência AsiaNews. Desde Outubro, este é o terceiro ataque perto da Catedral.
Uma bomba explodiu por volta de madrugada, enquanto o Padre Jose Ante, missionário dos Oblatos de Maria Imaculada, preparava a Missa das 05h40. Como a explosão ocorreu uma hora antes da celebração da Missa, nenhuma pessoa ficou ferida.
Imediatamente após a explosão da bomba, as autoridades eclesiais fecharam o prédio e suspenderam as suas actividades. Já a polícia aumentou as medidas de segurança ao redor da igreja.
"Não sabemos as razões deste ataque", disse D. Angelito Lampon, bispo de Sulu. "Mas este evento não vai parar a missão da Igreja em Johor".
A polícia local acusa os rebeldes islâmicos do grupo extremistas Abu Sayyaf, ligados a Al-Qaeda pelos ataques.
Segundo as autoridades, o grupo pretende manter um clima de tensão entre a população. Os membros do Abu Sayyaf foram acusados de ataques anteriores. O mais grave ocorreu a 7 de Julho e causou 6 mortes e 40 feridos.
Ásia