Fundação papal ajuda indÃgenas na América Latina
A Fundação Populorum Progressio aprovou 193 projectos, totalizando mais de 2 milhões e 100 mil dólares, em favor das comunidades indígenas e afro-americanas da América Latina e Caribe. O Conselho Administrativo da Fundação deliberou a decisão na sua reunião anual, de 27 a 31 de Julho em Paderborn, na Alemanha.
Os projectos escolhidos serão financiados principalmente pela Conferência Episcopal Italiana, e beneficiam sectores de saúde, educação escolar e formação profissional, sempre orientados ao desenvolvimento integral.
Durante a reunião, foram examinadas as situações políticas, económicas e eclesiais das nações que apresentaram projectos. Este ano, foi dada atenção especial às Honduras e aos países que atravessam momentos de maior dificuldade social.
“Os indígenas e os agricultores representam uma grande fatia de população da América Latina; o rápido processo de urbanização do continente e a imposição da cultura pós-moderna isolaram estes povos do contexto social e do desenvolvimento”, afirma um comunicado da Fundação.
A Fundação Pontifícia Populorum Progressio, instituída em 1992, apresenta-se como “sinal de caridade do Santo Padre aos povos indígenas e da população rural latino-americana e caribenha”.
Santa Sé