Arcebispo de Luanda encontrou-se com José Eduardo dos Santos
O arcebispo de Luanda assegurou que a Igreja Católica em Angola vai continuar a contribuir para a reconstrução do país. A afirmação foi feita ontem, à saída da audiência concedida pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
“Há pontos de interesse comuns, em que a Igreja deve também contribuir para a reconstrução do ponto de vista ético-moral, da vida espiritual. Estamos a tentar fazer o que está ao nosso alcance sem querer substituir ninguém”, disse D. Damião Franklin aos jornalistas.
O Arcebispo de Luanda explicou que a prioridade da Igreja vai para as áreas da educação e da saúde, procurando a melhoria gradual desses serviços. “Hoje em dia deve haver criatividade da sociedade civil, criatividade das Igrejas e Associações, que devem ajudar o Estado”, explicou.
A extensão do sinal da Rádio Ecclesia a todo o país foi um dos assuntos abordados com o Chefe de Estado e que mereceu alguma insistência por parte dos jornalistas. D. Damião referiu haver interesse mútuo na procura de uma solução satisfatória a todos: “são questões mais formais, mas há interesse de ambas as partes para que se encontre uma solução”.
O relacionamento entre a Igreja e o Estado terá dominado grande parte do encontro de pouco mais de 20 minutos. Na ocasião, D. Damião Franklin apresentou ao Presidente o novo Bispo Auxiliar de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, nomeado em Novembro último por João Paulo II e que será ordenado no próximo Domingo.