O objectivo da quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano (CELAM), que se celebrará em 2007, consiste em suscitar católicos evangelizadores, afirma o Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa.
O Arcebispo de Santiago do Chile e presidente da CELAM, resumiu os conteúdos chave da reunião que terá por tema: «Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos nele tenham vida – “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”».
A conferência, explicou, «abordará a situação da Igreja na América Latina, que mudou consideravelmente se comparada com a de há doze ou quinze anos», disse o Cardeal em uma entrevista ao padre Joaquín Alliende, assistente eclesiástico internacional de Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
O Cardeal Errázuriz precisou: «A brecha entre ricos e pobres não cessa de crescer, e também há outros problemas sociais preocupantes como a corrupção, as drogas e a violência. Desta forma, deve falar-se da expansão das seitas».
«A Conferência Geral da CELAM centrar-se-á no ser humano, chamado a ser um seguidor de Cristo. A Igreja deve despertar nos cristãos o espírito evangelizador e promover a luta por uma cultura da vida. Os esforços realizados por comunidades cristãs, movimentos apostólicos e instituições educativas católicas serão frutíferos no futuro», afirmou.