Apesar de um quotidiano ensombrado por violentos ataques terroristas, a Igreja Católica no Iraque veio deixar uma mensagem de esperança enquanto se aguarda a devolução da soberania aos iraquianos, o que deverá acontecer no final deste mês.
O Pe. Bashar Warda, pároco de Bagdad, enviou à Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” uma mensagem a “todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo”, em que salienta a crescente participação dos cristãos na sociedade iraquiana.
“Dá-nos enorme esperança ouvir os líderes cristãos falar do papel fundamental que os cristãos do Iraque poderão desempenhar na nossa sociedade”, escreve. O sacerdote iraquiano, de 32 anos, é também professor no Babel College e Secretário da Comissão de Ajuda Humanitária das Igrejas Católicas do Iraque.
A Igreja considera fulcral que a juventude seja encorajada a permanecer no Iraque para participar no desenvolvimento da sociedade. Nesse sentido, os líderes católicos planeiam criar três ou quatro centros para a juventude em todo o país.
“Por todo o país, fala-se da ‘Mensagem de Reconciliação’ que deve ser vivida pelos iraquianos de forma a dar um sentido humano à nossa vida comum. Pedimos a todos os iraquianos para que assumam esta responsabilidade pelo passado, pelo presente e pelo futuro”, apela o Pe. Bashar Warda.