Vaticano

Igreja/Cultura: Obras-primas do Vaticano expostas no Rio de Janeiro durante Jornada Mundial da Juventude

Agência Ecclesia
...

Organização acredita que mostra vai ser «catequese» para visitantes

Rio de Janeiro, Brasil, 10 jul 2013 (Ecclesia) – O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) do Rio de Janeiro acolhe a partir de hoje uma exposição de obras-primas do Vaticano, no âmbito da próxima Jornada Mundial da Juventude que decorre na cidade brasileira.

A mostra intitula-se 'A Herança do Sagrado: Obras-primas do Vaticano e de museus italianos' e vai estar patente até 13 de outubro, anuncia a instituição.

Integrando o circuito das exposições da Jornada Mundial da Juventude, o MNBA inaugura ainda duas outras exposições, 'Oratórios Brasileiros: Relíquias do Barroco Brasileiro' e 'Arte e Criatividade para a Proteção da Criação'.

Os organizadores acreditam que os visitantes vão encontrar uma “catequese” feita por pintores e escultores que vivenciaram a história da arte religiosa.

A exposição obedece ao lema do encontro, 'Ide e fazei discípulos entre todas as nações', e divide-se em quatro secções, com 105 obras.

Na primeira, ‘Cristo: via de Salvação’, são apresentados temas como a ‘Paixão de Cristo’, ‘Ressurreição’, ‘Incredulidade de Tomé’, ‘Cristo e a Adúltera’ e a ‘Parábola do Filho Pródigo’, com quadros assinados por Beato Angélico, Melozzo da Forlì, Leonardo da Vinci, Bernini e Correggio, entre outros.

A segunda parte, ‘Vocação e Missão dos Apóstolos’, inclui um díptico com Pedro e Paulo, do século III a IV, enquanto que a terceira secção, dedicada à Virgem Maria, cruza Ocidente e Oriente com obras de Miguel Ângelo, Pinturicchio e Perugino, além de ícones bizantinos.

Annibale Carracci, Guido Reni e Caravaggio são os criadores convocados para a última etapa da exposição, ‘Os Santos: modelos a imitar’, que compreende pinturas e relicários.

RJM/OC



Brasil Jornadas Mundiais da Juventude