A administração do distrito de Koraput, na Índia, aprovou uma ordem de demolição de 109 casas de famílias cristãs. O episódio pode fomentar a tensão e a violência entre as diversas comunidades religiosas na cidade de Jeyepore.
Segundo fontes locais, a decisão foi inspirada no “Rashtriya Swayamsevak Sangh” (RSS, ou seja, “Corpo Nacional dos Voluntários”), que pontifica no rol das organizações fundamentalistas, que promovem, através da violência, a ideologia nacionalista hindu, presente no estado de Orissa.
«O Governo ainda não estabeleceu novos alojamentos para as famílias que serão desabrigadas», disse à agência Fides o padre Babu Joseph, porta-voz da Conferência Episcopal indiana.
«É muito triste notar que o Governo civil se deixa influenciar por tais movimentos. Esta acção viola a liberdade e os direitos das famílias cristãs. É um grave acto de prepotência, contrário às liberdades previstas pela Constituição indiana. Pedimos ao Governo que tutele os seus direitos, e tome medidas contra o aumento do fundamentalismo, obra do RSS», explicou.
Por causa da sua ideologia e história, passada e recente, o instituto de estudos americano “Terrorism Resarch Centre”, com sede em Virginia, incluiu o RSS na lista das organizações terroristas, ao lado de outros 38 grupos de diversas matrizes ideológicas existentes no mundo.