Vaticano

Itália: Instituição educativa lança disciplina sobre a vida e obra do Papa Paulo VI

Agência Ecclesia
...

Livre Universidade Maria Santíssima Assunta vai «aprofundar» aspectos pouco conhecidos de «uma das grandes personagens do século XX»

Cidade do Vaticano, 18 mai 2012 (Ecclesia) – A Livre Universidade Maria Santíssima Assunta apresentou hoje no Vaticano uma disciplina inteiramente dedicado ao Papa Paulo VI, que tem como objetivo “aprofundar” o conhecimento sobre uma figura histórica da Igreja Católica do século XX.

Em declarações veiculadas pelo serviço de informação da Santa Sé, o reitor do referido estabelecimento educativo, Giuseppe Dalla Torre, adianta que a nova cadeira irá incluir aspetos pouco conhecidos da vida de Giovanni Battista Montini, que assumiu o lugar mais alto da hierarquia católica em 1963, sucedendo a João XXIII.

Para além de ter presidido a grande parte das orientações apostólicas saídas do Concílio Vaticano II, que em outubro assinala 50 anos, ou de ter escrito a encíclica “Humanae vitae”, um marco da doutrina da Igreja em questões como o aborto e a regulação da natalidade, Paulo VI foi responsável por uma “enorme atividade sociocaritativa e humana durante a Segunda Guerra Mundial”, realça o professor.

“Pretende-se não só aprofundar essa página da História como fornecer um conjunto de elementos válidos de reflexão”, salienta Dalla Torre.

Alunos e investigadores vão ter oportunidade de conhecer o trabalho que Giovanni Battista Montini, ainda como secretário de Estado do Vaticano, ao serviço de Pio XII, fez durante o conflito de 1940-1945.

Através da criação de uma Comissão de Socorros, o (na altura) futuro Papa prestou auxilio humanitário a inúmeros prisioneiros judeus e refugiados políticos escondidos em conventos e instituições religiosas.

Ao mesmo tempo, assumiu o cargo de assistente eclesiástico na Federação Universitária Católica Italiana e a formação religiosa, civil e social de jovens e adultos, apesar da ideologia fascista e totalitária que marcava a sociedade italiana.

O prefeito emérito da Congregação para os Bispos, D. Giovanni Battista Re, saudou a iniciativa da Universidade, que faz juz à vida de um homem que, ao longo da sua vida (1897-1978) e do seu pontificado de 15 anos, “nunca abrandou o ritmo com a passagem do tempo, antes se tornou mais forte”.

Giovanni Montini foi uma das grandes personagens do século XX”, sublinhou o cardeal italiano, recordando ainda que Paulo VI “foi o primeiro Papa a andar de avião, o primeiro a reatar relações com a Palestina e a abolir a corte pontifícia, dando um estilo de vida mais simples à Casa Pontifícia”.

JCP



Santa Sé História da Igreja