Vaticano

JMJ 2013: Festival da Juventude com mais de 600 atividades gratuitas

Agência Ecclesia
...

Organização quer promover encontro com Deus através da arte no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Brasil, 23 jul 2013 (Ecclesia) – O setor de atos culturais do Comité Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 anunciou a realização de mais de 600 atividades para os peregrinos, em vários locais do Rio do Janeiro.

Exposições, música, turismo religioso, artes cénicas e cinema fazem parte dos eventos gratuitos, programados para o ‘Festival da Juventude’, que pretende captar a atenção do público.

Segundo Gustavo Ribeiro, responsável pelo setor de atos culturais, as atividades planeadas oferecem “a possibilidade de desfrutar da diversidade, qualidade e magnificência da expressão artística para propor um encontro com Deus”.

Das 45 exposições presentes no Rio de Janeiro, destaca-se a mostra ‘A Herança do Sagrado’, que apresenta mais de 100 obras do Museu do Vaticano e de outros museus italianos.

“As exposições são um maravilhoso veículo para anunciar o Evangelho e expressar o mais íntimo das almas”, revela Paloma Lladó, voluntária espanhola responsável por esta área.

A música, como revela Gabriela Viana, voluntária brasileira, “é um instrumento para que os jovens se encantem com Jesus Cristo e com a Igreja”.

Por isso, serão 362 as apresentações, de 158 bandas, divididas por 19 espaços da cidade carioca.

Além disso, existirão, ainda, palcos em Niterói, Nilópolis e São João de Mereti, as subssedes da JMJ, que apresentarão grupos de diferentes países como Uganda, Emirados Árabes Unidos, Jamaica, Peru, Costa Rica, Malawi, Argentina, EUA e Alemanha.

Da área do turismo religioso fazem parte três atividades: percursos ecológicos, itinerários de fé e a visita a pontos turísticos, como o Cristo Redentor ou o Pão de Açúcar.

Nos itinerários da fé, os peregrinos visitarão 34 igrejas: “O Rio fala-nos constantemente de Deus”, explica Paula Andrea Garcia Garcia.

Nas artes cénicas, o cartaz divide-se entre teatro e dança com 59 grupos e mais de 15 nacionalidades “para enriquecer esse grande encontro”, adianta a organização.

O objetivo é estabelecer um elo com os jovens, como adianta a voluntária Audrey Oliver: “O teatro, a dança, a música são formas emotivas de transmitir a fé, de levar o Evangelho até o público”.

No cinema estão previstas 200 atividades com 150 projeções, três ante-estreias internacionais, três concertos de bandas sonoras e três encontros especiais de ‘CINEMA+FÉ’.

Haverá, ainda, a apresentação em exclusivo do trailer do filme ‘Noah’, com Russel Crowe no papel de Noé, e oito apresentações mundiais de curtas-metragens.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude vai decorrer entre hoje e domingo na cidade brasileira do Rio de Janeiro e tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada por João Paulo II (1920-2005) saiu de Roma.

O Papa Francisco vai participar nos atos conclusivos deste encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica.

CB



Jornadas Mundiais da Juventude