JMJ 2013: «Rio in Douro» um Porto com ligação ao Rio de Janeiro
Iniciativa da diocese prevê participação de mais de 2000 jovens
Porto, 23 jul 2013 (Ecclesia) – «Rio in Douro» é a proposta da pastoral juvenil da Diocese do Porto para todos os que querem associar-se, entre sábado e domingo, à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro, mas ficaram em Portugal.
O convite a “embarcar neste porto” surgiu pela constatação das dificuldades de muitos jovens em estarem presentes no encontro, no outro lado do oceano.
“No Porto motivou-nos mais para dar alguma resposta que pudesse agradar aos jovens e que acima de tudo lhes permitisse viver cá algo que por muitas razões podiam estar vedados a participar e viver não podendo ir ao Rio de Janeiro”, esclarece à ECCLESIA Luís Leal, da pastoral juvenil do Porto.
A proposta inicial era apenas para os jovens da diocese mas com o planeamento das atividades, “foi crescendo a ideia deste evento cujas portas poderiam ser abertas as dioceses que nos quisesse acompanhar”, explicou.
Cerca de um terço dos participantes vem de outras dioceses, como Lisboa, Braga, Aveiro, Vila Real.
Entre as 09h00 e as 10h00, os jovens são acolhidos em quatro pontos diferentes - Sé, Serra do Pilar, Alfândega do Porto e Francelos que correspondem aos pontos de origem da diocese, Grande Porto, Nascente, Norte e Sul e partem em caminhada, “já comum no fim-de-semana das JMJ”, para o recinto.
O local de chegada é a margem sul do Douro, no Cabedelo em Vila Nova de Gaia, quase junto à foz, conhecido por receber o festival de música “Marés Vivas”.
Durante a tarde de sábado, terão mais de uma dezena de workshops que são uma experiência de formação, “de crescimento na fé e acima de tudo na relação da fé com a vida nas suas diversas dimensões” explica.
Os jovens vão ter contacto com a realidade da diocese, através de uma “espécie” de feira com vários organizamos e entidades ligadas “direta ou indiretamente” à pastoral juvenil, “com uma ação concreta de transformação da realidade” que alude à semana missionária, que antecede a JMJ, com o conhecimento da realidade local.
[[a,d,4067,Emissão 25-07-2013]]Para além de uma tenda, no recinto, exclusiva para oração, do programa fazem parte outros “momentos centrais de oração”, adianta a organização, como na praia marítima a partir das 18h00 de sábado, com celebração do sacramento da Reconciliação.
Na noite de sábado, depois do jantar e de um concerto, a vigília, “com ligação ao Rio de Janeiro”.
No domingo, as catequeses orientadas por D. Pio Alves, administrador apostólico da Diocese do Porto, com vários bispos auxiliares - D. António Taipa e D. João Lavrador, do Porto, e de Braga, D. António Moiteiro.
“Um momento de reflexão que coloca em sintonia com a palavra do magistério”, assinala o interlocutor.
Antes do final do encontro, às 12h00, tem início a eucaristia do envio, presidida por D. Pio Alves, onde os participantes querem afirmar que estão presentes “para a missão, para o serviço”.
As inscrições já estão encerradas mas quem quiser pode participar na celebração de encerramento.
Para mais informações a organização do «Rio in Douro» tem uma página oficial na internet.
Os jovens da diocese presentes no Rio de Janeiro não são esquecidos e através dos elementos da pastoral juvenil da diocese no Brasil e das novas tecnologias vão fazer-se presentes.
“Queremos dizer-lhes que não estão sozinhos, que estamos com eles e que nesta ponte aérea, transatlântica, acompanhamo-los no espírito”, conclui Luís Leal.
LS/CB/OC
Diocese do Porto Jornadas Mundiais da Juventude