João Paulo II apareceu ontem à janela dos seus aposentos, no Palácio Apostólico do Vaticano, para abençoar milhares de fiéis concentrados na Praça de São Pedro, por ocasião do Domingo de Ramos. Pela primeira vez no seu pontificado, contudo, João Paulo II não marcou presença na cerimónia que marca o início da Semana Santa, presidida em nome do Papa pelo Cardeal Camillo Ruini.
Nesta eucaristia participaram cerca de 50 mil pessoas, na sua maioria jovens, que ontem celebraram os vinte anos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), cuja primeira edição decorreu em Roma neste mesmo dia, em 1985.
Posteriormente, na oração do Angelus, foi lida uma mensagem do Papa aos jovens. "Hoje digo-vos: continuem sem descanso o caminho percorrido para, em todo o lado, se tornarem testemunhas da Cruz gloriosa de Cristo. Não tenham medo! Que a alegria do Senhor crucificado e ressuscitado seja a vossa força e que Maria Santíssima esteja sempre ao vosso lado", referia o texto, lido pelo Arcebispo Leonardo Sandri.
Durante a celebração, a janela do Papa manteve-se sempre aberta, mas João Paulo II só apareceu no fim de tudo e acenou com um ramo de oliveira, abençoando os fiéis.
“Vós hoje adorais a Cruz de Cristo, que levais a todo o mundo, porque acreditastes no amor de Deus, que se revelou plenamente em Cristo crucificado”, sublinhava a mensagem do Papa, especialmente dirigida aos jovens.