Ministro iraquiano dos negócios estrangeiros recebido no Vaticano
O Ministro iraquiano dos negócios estrangeiros, Hoshyar Zebari, foi hoje recebido no Vaticano por João Paulo II. Segundo o comunicado oficial do Vaticano, a conversa girou em torno da “actual situação do Iraque e do Médio Oriente em geral”.
“No colóquio com o ministro foi condenada, mais uma vez, a dolorosa praga do terrorismo, desejando-se um rápido regresso ao respeito dos valores morais que são a base de qualquer civilização”, disse o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls.
Zebari agradeceu ao Papa e aos seus colaboradores “pela ajuda que sempre prestaram ao Iraque”.
Após este encontro, o ministro iraquiano reuniu-se com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Angelo Sodano. No final destes encontros, Hoshyar Zebari assegurou o compromisso do governo iraquiano em “promover a liberdade religiosa e, em particular, a defesa das comunidades cristãs”.
No passado dia 8, o Papa condenou publicamente os atentados cometidos no Iraque contra a minoria cristã, após a destruição de uma igreja arménia-católica e do edifício do arcebispado caldeu.
O número de cristãos no Iraque é de cerca de 750 mil. Destes, 70% fazem parte da Igreja Católica caldeia.
Cinco igrejas de Bagdad foram alvo de uma série de ataques simultâneos a 19 de Outubro que não fizeram vítimas. A minoria cristã já tinha sido alvo de actos de violência em Agosto, quando seis atentados contra locais de culto cristãos causaram 10 mortos e 50 feridos em Bagdad e Mossul.