A próxima Jornada Mundial do Doente, que se celebrará de 9 a 11 de Fevereiro de 2006, terá como centro a cidade australiana de Adelaide. A decisão do Papa Bento XVI foi confirmada pelo secretário do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, D. José Luis Redrado Marchite.
Neste momento, já se encontra em Adelaide o Cardeal mexicano Javier Lozano Barragán, presidente deste Conselho Pontifício, para visitar junto com o arcebispo local, D. Philip Wilson, os locais onde acontecerão as celebrações e decidir sobre os principais detalhes.
O tema sobre o qual incidirão estas celebrações será o da enfermidade mental; um assunto que interessa particularmente ao Papa. Em Novembro de 1996, o então cardeal Joseph Ratzinger, ao intervir na Conferência Mundial Organizada pelo Conselho Pontifício para a Pastoral no Campo da Saúde, revelou o caso de um primo seu, pouco mais jovem que ele, que foi assassinado em 1941 pelo regime nazista por ter a síndrome de Down (“A grandeza do ser humano é sua semelhança com Deus”).
O Papa redigirá uma mensagem especialmente dedicada ao tema da Jornada e nomeará um enviado especial para que o represente na Austrália. Ainda segundo monsenhor Redrado, esta Jornada Mundial está preparada por dois importantes congressos, um de carácter teológico-pastoral e outro científico.
As celebrações do Dia Mundial do Doente culminarão a 11 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes. Ainda na Austrália, mas em 2008, em Sidney, irão realizar-se as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, conforme anunciou Bento XVI, a em 21 de Agosto passado, em Colónia.