Representantes das três religiões monoteístas presentes na Argentina assinaram esta semana uma declaração conjunta contra “toda e qualquer forma de fundamentalismo e terrorismo”.
O documento foi assinado na Cúria Arquidiocesana de Buenos Aires, pelo Cardeal Jorge Mario Bergoglio, pelo primeiro Vice-presidente da Delegação de Associações Israelitas Argentinas (DAIA), Leão Cohen Bello, pelo Presidente da Associação Mútua Israelita (AMIA), Luis Grynwald, e pelo Presidente do Centro Islâmico, Omal Helal Massud.
"Como prova da nossa vocação religiosa, comprometida com os mais altos valores do espírito humano relacionados com a paz, ratificamos a nossa intenção de recusar toda e qualquer forma de terrorismo e fundamentalismo", assinala o documento.
Os signatários comprometem-se a continuar o trabalho na educação centrada nos aspectos humanos; em aprofundar o diálogo inter-religioso; em repudiar e condenar qualquer manifestação de violência que traga consigo a perda de vidas humanas; e, finalmente, em criar uma comissão destinada ao estudo e à prevenção das causas que geram o terrorismo e o fundamentalismo.