Vaticano

Natal: Agenda de celebrações do Papa começa esta terça-feira no Vaticano

Agência Ecclesia
...
DR (arquivo)
DR (arquivo)

Francisco vai celebrar missa da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina

Cidade do Vaticano, 12 dez 2017 (Ecclesia) – A Santa Sé divulgou hoje a agenda do Papa Francisco para as celebrações natalícias no Vaticano, através de um comunicado do Departamento Pontifício de Celebrações Litúrgicas.

A agenda começa já hoje a partir das 18h00 de Roma (menos uma em Lisboa) com a Missa na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, celebrada na Basílica de São Pedro.

O calendário prossegue depois no dia 24 de dezembro à noite, com a ‘Missa do Galo’, marcada para a véspera do Natal, às 21h30 locais, na Basílica de São Pedro.

A Santa Missa da Noite da Solenidade do Natal do Senhor, como é designada oficialmente, vai ser precedida pelo canto da ‘calenda’.

A festa do Natal assumiu uma forma definida no séc. IV, quando tomou o lugar da festa romana do ‘Sol invencível’, no mesmo dia 25 (VIII Kalendas Januarias: no oitavo dia antes do dia 1 de janeiro), uma data com um simbolismo próprio.

Ainda hoje, na liturgia católica, se recita a chamada “calenda”, como anúncio do nascimento de Jesus, que a oração coloca na época da 194ª Olimpíada e no ano 752 da fundação de Roma, entre outras referências históricas.

A Missa do Galo (‘in galli cantu’), celebrada tradicionalmente por volta da meia-noite, assinala a hora em que, segundo a tradição, teria nascido Jesus.

No dia 25 de dezembro, dia da Solenidade do Natal do Senhor, Francisco dirige como habitualmente a sua mensagem e a bênção natalícia ‘Urbi et Orbi’ [à cidade (de Roma) e ao mundo], a partir das 12h00 locais, na varanda central da Basílica do Vaticano.

A habitual oração no último dia do ano na Basílica do Vaticano tem início marcado para as 17h00 de 31 de dezembro.

A celebração inclui, à imagem do que acontece em milhares de igrejas por todo o mundo, a proclamação do ‘Te Deum’ (nós te louvamos, Senhor), um dos mais antigos hinos litúrgicos que é cantado em celebrações solenes de ação de graças.

No dia 01 de janeiro, primeiro dia do Ano Novo e Dia Mundial da Paz, o Papa preside à missa pelas 10h00, na Basílica do Vaticano.

Recorde-se que a mensagem de Francisco para o 51.º Dia Mundial da Paz, entretanto já divulgada pela Santa Sé, tem como tema ‘Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz’.

Ainda no início de janeiro, o Papa celebra outras duas solenidades próprias deste mês, a solenidade da Epifania (dia 6) já marcada para as 10h00 na Basílica do Vaticano, e no dia seguinte a Festa do Batismo do Senhor, em que Francisco tradicionalmente batiza algumas crianças na Capela Sistina, encerrando assim o tempo litúrgico do Natal.

JCP



Natal Papa Francisco