O Director nacional, Dr. Urs Koppel, da Comissão Episcopal das Migrações da Suíça, informou a Comissão Episcopal da Mobilidade Humana de Portugal, de que o Pe. Aloísio Manuel S. R. Azevedo de Araújo, foi nomeado coordenador das Missões Católicas de Língua Portuguesa (MCLP) da Suíça, com mandato até 2012. Esta nomeação, com efeitos a partir de Janeiro de 2007, acontece após consulta aos missionários dos portugueses e às estruturas da Igreja em Portugal. O Pe. Aloisio substitui o anterior coordenador Pe. Bártolo Paiva Gonçalves Pereira, também de Braga, que por motivo de idade termina a sua função desenvolvida ao longo de vários mandatos.
O Pe. Aloísio Manuel de Araújo, de 41 anos, formado em Teologia, pertence à Arquidiocese de Braga. É missionário dos emigrantes portugueses há perto de 7 anos. Após servir a Missão Católica de Yverdon foi enviado recentemente para Lausanne onde reside e faz equipa com mais dois sacerdotes.
A rede pastoral das Missões Católicas de Língua Portuguesa congregam os católicos portugueses e da lusofonia, com seus descendentes e é constituída actualmente por: 17 sacerdotes (oito portugueses), seis religiosas e dois assistentes pastorais leigos.
Para os perto de 170.000 cidadãos portugueses residentes na Suíça, a Igreja Católica – fruto da cooperação bilateral entre Portugal e a Confederação Helvética - dispõe de 17 lugares de culto com serviço linguístico em português.
Actualmente as Comunidades Católicas Portuguesas na Confederação encontram-se em acelerada fase de reestruturação eclesial - designada por “cantonalização” - e rigorosa reorganização económica das suas dioceses, paróquias e capelanias linguisticas, mudanças em acto que estão a mudar o rosto, a geografia e os modelos pastorais de acompanhamento até agora praticados.