Norbert Neuhaus é, desde o passado dia 21, o novo Secretário-geral da Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre”. Esta nomeação foi decidida durante a reunião anual do Conselho Geral da instituição que se realizou em Königstein, na Alemanha. Neuhaus sucede a Antonia Willemsen, de 64 anos, que permanece como Secretária-geral em exercício até Maio do próximo ano.
O próximo Secretário-geral internacional da Ajuda à Igreja que Sofre tem 50 anos e é de nacionalidade alemã. Estudou política económica na Universidade de Bona, doutorando-se em Economia Internacional na Sorbonne, em Paris. Pertence desde há 27 anos à Prelatura da Opus Dei.
Em termos de experiência profissional o Dr. Norbert Neuhaus já foi chefe do departamento de “market-studies” da Câmara de Comércio e Industria Franco-Alemã, em Paris, gestor de uma empresa de construção do grupo Werhahn, vice-presidente da cidade alemã de Trier e é consultor empresarial independente desde 1999, trabalhando especialmente junto de entidades católicas.
Pode ainda dizer-se que o Dr. Norbert Neuhaus é um poliglota que já percorreu os quatro cantos do mundo: Europa, Norte de África, Japão, China e Estados Unidos. Fala diversas línguas como alemão, francês, inglês, espanhol ou romeno, tendo ainda conhecimentos da língua russa e de dialectos indonésios.