A manhã do Domingo 23 de Março fica marcada por um novo apelo à paz por parte de João Paulo II. Na Praça de São Pedro, durante a oração do Angelus e perante milhares de peregrinos, o Papa pediu especial atenção para as vÃtimas da guerra no Iraque:
“Dirigimo-nos a Maria SantÃssima. Imploramos-lhe, sobretudo, neste momento, o dom da paz, confiamos-lhe em especial as vÃtimas destas horas de guerra e os familiares que estão a sofrer. Sinto-me espiritualmente próximo deles com afecto e oraçãoâ€, disse.
“O dom da paz!â€: as palavras são simples, mas João Paulo II conferiu-lhes uma força especial, levantando a voz, provocando as palmas dos peregrinos, deixando claro que esta breve evocação bastava para que se percebesse o que há-de pior na dureza da guerra.
Para João Paulo II o drama da pessoa humana está sempre no centro das atenções: assim se percebem os repetidos apelos a um mundo justo e solidário, como verdadeira solução de paz; assim se percebem os pedidos incessantes de oração, para que a paz, como dom de Deus, venha habitar no coração dos homens.