Bento XVI pediu este sábado o compromisso de todos os católicos para promover “leis e métodos de apoio à família”.
Numa mensagem dirigida às 15.000 pessoas reunidas no santuário espanhol de Torreciudad para as Jornadas Marianas da Família, o Papa defende que é missão dos fiéis “comprometer-se na árdua tarefa de promover e fortalecer as leis e métodos que favoreçam positivamente os direitos e deveres da família, comunidade de vida fundada pelo Criador e sinal permanente de esperança para os povos”.
O Cardeal Crescenzio Sepe, membro da Cúria Romana que presidiu à peregrinação, denunciou na sua homilia os “procedimentos para subjugar a sociedade”, que vão contra a instituição familiar tradicional, usados por “poderes totalitários que querem que os seus súditos não sejam pessoas; preferem entendê-los como indivíduos isolados, facilmente controláveis”.
“O testemunho exemplar de tantas famílias constitui hoje na Igreja uma luz que nos enche de esperança, um sinal da consoladora presença do Espírito Santo, o autêntico protagonista da missão”, afirmou o Cardeal italiano, presidente da Congregação para a Evangelização dos Povos.
A jornada de Torreciudad também serviu para apresentar o V Encontro Mundial da Família, que acontecerá em Valência no ano de 2006.