João Paulo II apareceu esta manhã à janela dos seus aposentos para abençoar os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro. No dia habitualmente dedicado à audiência geral, a mensagem do Papa foi lida em “off” por um seu colaborador.
A convalescer da traqueotomia a que foi submetido no passado dia 24 de Fevereiro e debilitado pela progressão da doença de Parkinson, João Paulo II suspendeu todos estes compromissos semanais, mas não abdica de abençoar os fiéis com um gesto.
Após o sofrimento evidente do Papa no dia de Páscoa e da sua ausência na tradicional saudação da “segunda-feira do Anjo”, feriado em Itália, havia grande expectativa em torno do que aconteceria hoje, aumentada pelos rumores insistentes de que uma nova operação seria inevitável. O anúncio de que João Paulo II viria à janela foi feito nos ecrãs gigantes da Praça de São Pedro.
João Paulo II permaneceu quatro minutos à janela, escutando a mensagem às crianças de Milão, a oração e uma saudação em polaco aos seus compatriotas.
Segundo a agência italiana Ansa, não há neste momento nenhum tipo de “alarme” no Policlínico Gemelli relativo a um possível novo internamento do Papa. Os médicos que acompanharam João Paulo II nas duas hospitalizações mais recentes consideram que a sua situação de saúde é “tranquila”.