O Conselho Internacional da Pax Christi aprovou uma resolução onde se condena a “guerra contra o terrorismo” liderada pelos EUA no Iraque e no Afeganistão, assinalando que elas estão a polarizar o nosso mundo.
“A Pax Christi condena a guerra contra o terrorismo liderada pelos EUA, do ponto de vista teológico, ético e político, bem como o conceito de guerra preventiva e o enfraquecimento dos diversos mecanismos de cooperação internacional e do Direito”, refere o texto.
O documento, assinado pelos 165 delegados de 64 países de todos os continentes, reunidos em Nova Iorque de 19 e 23 de Maio, diz que “esta guerra levou a mais terrorismo, alimentou ideologias fundamentalistas e provocaram um falso choque de civilizações”.
A secção Portuguesa da Pax Christi esteve representada pela sua vice-presidente, Maria Luísa França, e pela secretária-geral, Maria Margarida Saco.
O Conselho Internacional da Pax Christi, ou Assembleia Geral como passará a designar-se, é considerado uma “ocasião extraordinária” para conhecer melhor e analisar as situações de injustiça e conflito através dos testemunhos directos de quem as vive e, em simultâneo, poder aprender e partilhar novas estratégias na construção e promoção da paz.
A Pax Christi, Movimento Internacional Católico pela Paz, tem acumulada uma grande experiência nos domínios da construção da paz, da reconciliação e dos direitos humanos.