A pregação na vida da Igreja é o tema da próxima videoconferência mundial organizada pela Congregação vaticana para o Clero. Este encontro mensal, previsto para a próxima quinta-feira, dia 29, reúne teólogos de todo o mundo graças às novas tecnologias da comunicação.
As conferências podem seguir-se em directo a partir das 12h00 (hora de Roma) na página na Internet do mencionado Dicastério da Cúria Romana (www.clerus.org), actualmente sob a presidência do cardeal Darío Castrillón Hoyos.
Mais tarde, nesta mesma página, podem ler-se os textos originais das conferências proferidas em Roma, Nova Iorque, Moscovo, Bogotá, Madrid, Taiwan, Sydney, Manila, Joanesburgo e Ratisbona.
Os “desafios e oportunidades dos novos areópagos” é o tema da conferência preparada pelo arcebispo italiano Bruno Forte, que faz parte da Comissão Teológica Internacional. Outro prelado, D. Gerhard Ludwig Müller, vai falar sobre a “concepção da relação Palavra/Sacramentos”.
Por seu lado, D. Julian Porteous, Bispo Auxiliar de Sydney, abordará a “relação entre a pregação e a catequese”. Um documento da Congregação para o Clero publicado em 1999, com o título “O presbítero, mestre da Palavra…”, é o tema da conferência que José Vidamor Yu vai apresentar nesta videoconferência. Este teólogo reside em Manila, capital das Filipinas.
“A proibição da homilia feita por leigos” e “o significado da reserva da homilia aos ministros sagrados” são as conferências que Michael Hull, a partir de Nova Iorque, preparou para ler quinta-feira. Igor Kowaleski, professor em Moscovo, vai falar sobre “a pregação como colaboração no mistério do bispo”.
A pregação da Palavra de Deus vai ser abordado também na perspectiva do Código do Direito Canónico. Assim, e com base no cânon 386, António Miralles analisará como “explicar aos fiéis as verdades da fé de maneira que a todos se ensine a totalidade da doutrina cristã”. A referência ao cânon 757 está a cargo de Sílvio Cajiao, que reside na capital da Colômbia. O tema da sua conferência é: “O direito originário da Igreja de pregar o Evangelho”. “O dever do pároco de anunciar integralmente a Palavra de Deus”, estipulado no cânon 528, é o tema da conferência que Louis Aldrich vai apresentar quinta- feira – este teólogo reside em Taiwan. “A pregação na formação dos seminaristas”, com base no cânon 256, será explicada pelo padre Paolo Scarafoni, reitor do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, em Roma.
Outra das conferências proferidas na próxima quinta- feira está relacionada com a “obrigação do pregador de chegar sempre a uma conclusão moral e espiritual”, como se pede no número 24 dos Preliminares do Ordo Lectionarum Missae. “A dimensão apostólica sacramental da pregação” é o tema da conferência preparada por Stuart Bate, que vai falar em Joanesburgo.